segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fé.

Por vezes eu me perguntei qual o verdadeiro valor da fé em nossa caminhada.
Qual a sua importância e de que forma ela pode nos ajudar.
Já ouvi muitas pessoas dizerem: Eu acredito em Deus, tenho muita fé nEle.. Mas eu me pergunto: É só isso, mesmo? Ter fé em Deus é só acreditar nEle, e isso basta?
Ao irmos à Palavra de Deus nos deparamos com a seguinte definição de fé: " Ora, a fé é a certeza das coisa que se esperam, a convicção de fatos que não podemos ver." E ainda: "Sem fé é impossível agradar a Deus." (Hb 11:1 e 11:6)
Portanto, ter fé implica em muito mais do que simplesmente acreditar na existência de Deus. É uma questão de confiança. Isso mesmo, de confiança em fatos que não podemos ver e coisas que ainda não aconteceram.
Em Tiago 2:19 lemos: "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem, até os demônios crêem e tremem."
É isso! Não basta apenas crer, temos que viver!
Ainda no livro de Hebreus, podemos ver relatado a Galeria dos Heróis da Fé.
Heróis da Fé foram vários homens e mulheres que tiveram suas histórias registradas na Bíblia por viverem uma vida de fé em Deus. Temos como exemplo Abraão, Moisés, Raabe, e muitos outros que a Bíblia declara haverem "obtido bom testemunho por sua fé."(Hb 11:39)
E, particulamente, Abraão me chama atenção pela sua fé invejável.
Imagine você, a situação de Abraão, quando em um belo dia Deus chega à ele e diz:
- Abraão, sabe o teu filho Isaque. Aquele teu único filho, que eu te dei quando você já estava idoso, e disse que por meio dele eu faria de ti uma grande nação?
- Sei sim, Senhor!
- Pois é, eu quero que você vá até um lugar distante e o ofereça como sacrifício a mim!
Você pode imaginar a reação de Abraão?
Como Deus poderia pedir tal coisa dele, após todo o milagre do nascimento de Isaque?
Como Ele pretendia cumprir a promessa de fazer de Abraão uma grande nação, pedindo que ele matasse o seu único filho?
Mas Abraão não relutou nem questionou à Deus. Ele tinha fé o suficiente para crer que Deus tinha um motivo bom o bastante para pedir tal coisa á Ele, e foi por isso que ele fez exatamente como Deus pediu.
Seu coração de pai estava apertado, mas ele tinha fé. E essa fé em Deus foi crucial para que Deus intervisse, e quando Abraão estava levantando a faca para matar Isaque, Deus diz: "Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho."(Gn 22:12)
Isso sim que é fé, meu amigo. Verdadeiramente, uma fé invejável!
E você me pergunta, como eu posso ter uma fé assim?
O segredo de Abraão era um: Amizade com Deus. É isso mesmo que você leu. Na bibília Abraão é entitulado O Amigo de Deus.(Tg 2:23)
Abraão gastava muito tempo dos seus dias orando a Deus e procurando ouvi-Lo. Procurava um relacionamente íntimo e pessoal com Deus, o que nós só podemos conseguir lendo a Sua Palavra e falando com Ele. Afinal, a base de um relacionamento é a comunicação. É investimento de tempo e vontade em conhecer e amar a outra pessoa. E com Deus não é diferente.
Você pode ver agora, o real significado de fé? Não foi à toa que o profeta Habacuque escreveu: O justo viverá pela fé.(Hc 2:4)
Fé não é questão de palavra, e sim de vida.
Ter fé é confiar no Deus que nunca muda. Ter fé é acreditar que embora tudo o que você planejou para sua vida não esteja acontecendo, Deus está no Comando! Ter fé é confiar no tempo de Deus para a sua vida. Ter fé é não amar a própria vida, mas Àquele que a deu à você.
Por muitas vezes quando Jesus curou algum pecador, ele disse: Vai filho, a tua fé te salvou!
Sem fé nunca podemos alcançar a salvação, porque Jesus é a Salvação.
Acreditar não basta. É preciso viver pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário