Certa vez li sobre a história de Enoque contada para crianças de uma maneira diferente, mas que de forma simples nos mostra a beleza e a simplicidade do cristianismo. Decidi compartilhá-la.
A história dizia que Enoque e Deus eram muito amigos. Andavam juntos, caminhavam, brincavam e dormiam juntos. Enoque era muito dorminhoco e Deus sempre tinha que acordá-lo com o cotovelo dizendo: "Enoque, já é muito tarde." Então ambos saíam da cama, escovavam os dentes juntos, e depois de tomar o desjejum saíam como todos os dias. Corriam pelos campos, nadavam na lagoa, colhiam frutos, descansavam debaixo das árvores e quando o sol começava a ocultar-se, Enoque dizia para Deus: "Senhor, já é tarde, voltemos para casa." E os dois retornavam e dormiam juntos para começar tudo denovo no dia seguinte.
Um dia, Deus acordou Enoque e disse: " Olha como brilha o sol, parece que hoje o dia será um dia diferente."
Levantaram-se e começaram as atividades de sempre, mas aquele dia andaram como nunca, distraídos na maravilhosa comunhão em que ambos viviam. De repente o sol começou a ocultar-se e Enoque disse: "Senhor, já é tarde, temos que voltar."Mas Deus respondeu: "Filho, hoje a gente andou tanto que a Minha casa está mais perto do que a sua. O que você acha se hoje a gente for pra Minha Casa?" E naquele dia Enoque desapareceu, porque Deus o levou.
Você percebe a beleza do cristianismo vivido por Enoque?
Ele sim entendeu o verdadeiro significado do cristianismo.
Em Miquéias 6: 6-8, o profeta nos diz claramente o que Deus deseja de nós. E não é um cristinanismo cheio de "práticas religiosas", formalismos, e doutrinas não vividas. É claro que tudo tem a sua importância, mas ele ressalta que nem se entregássemos o nosso próprio corpo como sacrifício pelos nossos pecados, não adiantaria de nada.
No verso 8 ele nos diz claramente o que o próprio Deus quer de nós:
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus."
Gostaria de ressaltar o andar humildemente com Deus. Esse foi o segredo de Enoque.
Andar com Deus, é buscar uma comunhão mais e mais íntima com Ele. É relacionar tudo com Ele, é fazer dEle o centro da nossa vida e decisões.É dedicar os primeiros momentos do dia para ouvir a Sua doce voz. É permitir que Ele participe de nossos empreendimentos e atividades diários.
Pela fé Enoque "foi trasladado para não ver a morte [...] visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus" (Hb 11:5) Em meio de um mundo condenado à destruição por sua iniquidade, viveu Enoque uma vida de tão íntima comunhão com Deus que não lhe foi permitido ver a morte.
Busquemos essa maravilhosa comunhão com Deus, andemos humildemente com Ele como se cada dia fosse o último de nossas vidas, e como Enoque vivamos o cristianismo. O verdadeiro cristianismo.