Luzes piscando por todos os lados. Enfeites e brilho nas casas. Presentes em baixo das árvores. É, o Natal chegou.
E a alegria ímpar do natal envolve à todo aquele que se rende ao espírito natalino presente nessa época.
As crianças anseiam pelos presentes que receberão logo mais à noite. Os adultos preocupam-se se está tudo pronto para a ceia, se a família está completa, ou se ainda falta algo ou alguém.
Cada um se concentra naquilo que é mais importante para si nessa noite, afinal, é natal e tudo precisa estar perfeito.
E é quando eu me pergunto: O que é mais importante pra mim nessa noite?
Sou tentada a pensar nos presentes, na ceia deliciosa, e na reunião dos amigos e família.
Mas acho que um personagem está falatando nessa lista.
Sim, o real motivo pelo qual estamos festejando essa data. Se não fosse por Ele, o dia 24 seria mais um dia comum no calendário da humanidade. É, estou falando de Jesus. Jesus Cristo.
Infelizmente, o natal passou a ser sinônimo de presentes, família reunida e comida especial. Não que haja alguma coisa errada nisso, mas é triste quando tais coisas superam o verdadeiro sentido de estarmos comemorando essa data: O nascimento de Jesus.
Acima de qualquer reunião ou comemoração, o natal deveria ser uma dia de lembrança, reflexão, e porque não dizer encontro também.
Lembrança do maior acontecimento já ocorrido no mundo. Jesus veio a Terra e se fez homem, como eu e você, para que pudéssemos alcançar a salvação. E como Ele mesmo disse para que onde Ele esteja, nós estivéssemos também.
Reflexão do que temos feito por esse Jesus que sacrificou toda a sua Glória e Honra e se esvaziou de si mesmo para morrer por nós. O que temos feito desse Deus-Homem? Temos andado com Ele? Fazemos a Sua vontade? Ao menos procuramos saber qual a vontade dEle na nossa vida? É tempo de refletir.
E encontro, porque nada melhor do que nos encontrarmos nesse dia com o Deus do Natal. Com o Deus que é a causa (ou pelo menos deveria ser) de todos os festejos e alegrias presentes nesse dia. O encontro com Cristo é, de fato, a experiência mais importante que alguém pode passar. E quando temos um encontro com Ele, a alegria e o espírito natalino presentes no dia 24 de dezembro, se prolongam e duram por todos os dias da nossa vida. Quando entendemos não somente o nascimento, mas os ensinos, os milagres, e todos os passos de Jesus contidos na Sua preciosa Palavra, encontramos a paz e a alegria que o nosso coração tanto almeja e que nada - eu disse nada- pode nos tirar. Encontramos o verdadeiro tesouro, e pelo quê realmente vale a pena viver. Essa experiência poucos atingem, mas os poucos que a conseguem, nunca mais são os mesmos. Esses encontraram verdadeiramente, o sentido e a razão de viver.
Os Magos foram os únicos de uma nação inteira de Israel que foram ao encontro do menino Jesus.
Caminharam no frio do deserto, mas não desistiram de encontrar a Sua salvação. Foram até Ele, e levaram à Jesus o que tinham de mais precioso, seus bens. Hoje, Jesus nos convida a ir até Ele, como fizeram aqueles magos. Levemos à Ele o que temos de mais precioso: o nosso coração. E encontraremos a Salvação.
Nesse Natal, eu gostaria de verdadeiramente encontrar o Jesus que nasceu hà mais de 2 mil anos atrás. Gostaria de levar tudo o que eu tenho à Ele, como fizeram os magos. Gostaria de adorá-Lo, e permitir que Ele nasça na minha vida, no meu coração.
E você? Não quer se juntar a mim?